18 de jun. de 2011

Bonding Linux

Ola Pessoal, hoje estarei iniciando um assunto que muitos seguidores do Linux ainda não conhece o tal de bond. Isto com certeza e uma das tecnologias que o Linux se destaca muito comparado com os demais concorrentes...
Mas o que é Bond? (vínculo) É uma ligação que permite agregar várias portas (placas de rede) em um único grupo, combinando de forma eficaz a largura de banda em uma única conexão. Bonding também permite que você crie multi-gigabit de tubos para transportar o tráfego através das áreas de maior tráfego de sua rede. Por exemplo, você pode agregar três portas megabits (1 mb cada) em uma porta de tronco de três megabits. Que é equivalente a ter uma interface com três velocidades megabits ou quem sabe fazer um “Raid1” com placas de redes famoso (failover) caso uma placa de rede apresentar defeito a outra assume sem que o servidor pare. Isso mesmo não esta acreditando...? É Linux.
Onde eu devo usar Bound? Você pode usá-lo sempre que precisar de links redundantes, tolerância a falhas ou redes de balanceamento de carga. É a melhor maneira de ter um segmento de rede de alta disponibilidade. Uma maneira muito útil para usar a ligação é usá-lo em conexão com suporte a VLAN 802.1q (seu equipamento de rede deve ter o protocolo 802.1q implementado). Mas você pode utilizar em qualquer maquina ou estação de trabalho que possua duas interfaces de rede.
Quais os Tipos de Bond ?
mode = 0 (equilíbrio rr) Transmitir os pacotes em ordem seqüencial a partir do primeiro escravo disponíveis através do passado. Este modo fornece balanceamento de carga e tolerância a falhas.
mode = 1 (active-backup) Apenas um escravo no vínculo está ativo. Um escravo diferente torna-se ativo somente se o escravo ativo falhar. Apenas um único endereço MAC é visível em apenas uma porta (adaptador de rede) para não confundir o switch. Este modo fornece tolerância a falhas.
mode=2 (balance-xor) Transmissão baseado em [(endereço MAC de origem XOR com o endereço MAC de destino) modulo contar escravo]. Isso seleciona o escravo mesmo para cada endereço MAC de destino. Este modo fornece balanceamento de carga e tolerância a falhas.
mode=3 (broadcast) Transmite tudo em todas as interfaces de escravos. Este modo fornece tolerância a falhas.
mode=4 (802.3ad) Cria grupos de agregação que compartilham a mesma velocidade e configurações duplex. Utiliza todos os escravos no agregador de ativos de acordo com a especificação 802.3ad. Pré-requisitos: 1 apoio na base para a recuperação de drivers a velocidade e duplex de cada escravo. 2 Um switch que suporta IEEE 802.3ad agregação. A maioria dos switches irá exigir algum tipo de configuração para ativar o modo 802.3ad.
mode=5 (balance-tlb) Balanceamento de carga transmitir: channel bonding que não requer qualquer tipo de apoio switch especial. O tráfego de saída é distribuído de acordo com a carga atual (calculado em relação à velocidade) em cada escravo. Tráfego de entrada é recebido pelo escravo atual. Se o escravo receber falhar, outro escravo assume o endereço MAC do escravo não receber. Pré-requisito: Apoio na base drivers para recuperar a velocidade de cada escravo.
mode=6 (balance-alb) Balanceamento de carga adaptativa: inclui equilíbrio tlb-plus receber balanceamento de carga (RLB) para tráfego IPv4, e não necessita de qualquer apoio chave especial. O balanceamento de carga recebe é alcançado por meio de negociação ARP. O driver intercepta a ligação da ARP Replies enviados pelo sistema local em seu caminho para fora e substitui o endereço de hardware de origem com o endereço de hardware exclusivo de um dos escravos no vínculo de tal forma que diferentes pares usar endereços diferentes de hardware para o servidor.
Os mais utilizados são os primeiros quatro tipos de modo ...
Na comunidade do OpenSuse Tem mais materiais disponíveis para sua pesquisa. http://en.opensuse.org/SDB:Bonding
Nos próximos posts irei fazer um passo a passo para configurar um bound no suse linux (maquina física) e as maquinas virtuais utilizando o Bond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário