27 de jan. de 2012

Bloquear Area De Trabalho




Ola pessoal, hoje estarei compartilhando com todos uma dica simples e muito util para organização dos Desktops de sua empresa. Por Padrão o Windows realiza bloqueios via GPO do Desktop porem ele limpa toda a area de trabalho não deixando nenhum icone do usuario somente os principais do Windows bem como permite Renomear os Icones.

- Cenario.
Digamos que voce gostaria de bloquear o Desktop dos usuario deixando apenas os icones padrões de sua empresa, sendo que o usuario não ira conseguir excluir nem incluir novos icones ou atalhos.

Em Seu Script Logon acrescente as linhas abaixo em sua bat


cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /G administrador:F
cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /G %username%:F
 
// Nas linhas acima estou atribuindo permissão para o usuário administrador no profile do usuario que fez logon (apenas para descargo) e Atribui permissão na pasta desktop do usuario logado.
 
cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /P %username%:R

// Na linha acima estou bloqueadndo o desktop para o usuario logado na maquina sendo assim ele não podera mais criar, deletar e renomear os atalhos ja existentes no desktop.

RESUMO

- Voce pode utilizar o seguinte procedimento caso os seus atalhos são criados atraves de script logon (bat).

cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /G administrador:F

cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /G %username%:F

Aqui voce coloca seu codigo com os atalhos a serem copiados para o desktop

Depois bloqueia o Desktop com a linha abaixo

cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /P %username%:R

16 comentários:

  1. Bom dia, o comando cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /P %username%:R
    Bloqueia a area de trabalho, certo!
    Você sabe o comando para fazer o contrário (Desbloquear).
    Desde ja agradeço

    Alex Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Alex... Bom dia, sim o comando cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /P %username%:R bloqueia o desktop e para Desbloquear voce pode utiliza os dois comando cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /G administrador:F e este cacls "%userprofile%\desktop" /T /E /G %username%:F
      Testa ai e diz o resultado...

      Excluir
    2. Bom de certo aqui, criei um para iniciar no logon e travar a área de trabalho e outro no logof para destravar tudo ok!

      Excluir
    3. Antonio Martins - Compartilhando Ideias: Bloquear Area De Trabalho >>>>> Download Now

      >>>>> Download Full

      Antonio Martins - Compartilhando Ideias: Bloquear Area De Trabalho >>>>> Download LINK

      >>>>> Download Now

      Antonio Martins - Compartilhando Ideias: Bloquear Area De Trabalho >>>>> Download Full

      >>>>> Download LINK yG

      Excluir
  2. Antonio Martins bom dia.
    Cara estou com uma "ZICA" no meu AD (W. Server 2008 R2), como regra meus usuários são bloquedos se errarem 5 vezes a senha;
    Pois a 4 dias as senhas de vários usuários estão sendo bloqueadas, ja fiz de tudo com antivirus para rezolver o problema e nada;
    No Visualizador de eventos do servidor esta aparecendo o seguinte erro:
    Identificação do evento: 12294
    "O Banco de Dados não pode bloquear a conta de Administrador ..."
    Você ja deparou com esse problema? Sabe como resolver?
    Desde ja agradeço sua atenção e obrigado por me ajudar com o bloqueio da área de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alex Blz, cara vi so agora sua duvida, derrepente vc ja ate tenha ajustado... Mas acredito que seu problema esteja relacionado a algum virus no 2008, no passado existia um virus W32confikr se nao me engano e a correção dele era atualizar o server para o service pack 1. Teste ai, abraçoc

      Excluir
  3. Bom dia,
    Cara estou testando estes scripts e tá tudo blz, porém estou com um problema, na rede em que estou testando a pasta do perfil do usuário fica no servidor; e se ocorre uma falha de energia ou um encerramento incorreto do SO quando o usuário vai fazer logon novamente aparece o erro de acesso ao perfil e que será utilizado um perfil temporário, teria como executar o scrip de liberação junto com o SO para que quando o windows fosse carregar os perfis não desse esse erro?

    ResponderExcluir
  4. Simplificando: a solução que preciso para o problema que descrevi acima é que eu tenha um script que libere o desktop antes de carregar os perfis dos usuários, no caso que vc descreveu vc usa cacls "%userprofile%\desktop" ... o que só funciona se o perfil estiver ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Angel, vi seu comentário somente hoje (nao recebi notificação no meu email...) Como esta o seu prob.. já solucionou? Abraços

      Excluir
  5. Olá antonio, hambiente com win 7 Pro o comando "cacls" executa corretamente? Ouvi dizer que foi substituido por "Icacls" e alguns parametros foram alterados, como ficaria por exemplo o script em "Icacls" saberia dizer?

    ResponderExcluir
  6. Ola, tem como eu bloquear os icones que eu deixei em um perfil padrao no Windows 7, porem permitir que o usuário crie e jogue arquivos no desktop?

    ResponderExcluir
  7. Por acaso tem ideia de funcionar no 2012?

    ResponderExcluir
  8. Minha área de trabalho está organizando automaticamente após o login, ou quanto eu atualizo o desktop, a caixa "Atualizar Automaticamente" e a caixa "Alinhar pela Grade" estão desmarcadas. Não sou leigo no assunto, já fiz várias configurações inclusive no Windows PoweShell do Windows10 mas não adiantou. Por favor, será que tem como um bom samaritano me ajudar? Quero que os ícones da área de trabalho fiquem no lugar onde eu deixo, por exemplo: Quando coloco a lixeira no canto inferior direito, ela fica, mas se eu atualizar o desktop, ela volta pro lado esquerdo junto com outras pastas. Quero ela do lado direto! Procurei pela internet e não vi nenhuma solução para esse problema que é muuuito comum, muitas pessoas com a mesma reclamação mas ainda sem solução a não ser formatar o PC, no meu caso é um notebook e não posso formata-lo. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  9. Preciso de uma ajuda tua, posso utilizar essa configuração no win server 2012

    ResponderExcluir
  10. Antonio Martins - Compartilhando Ideias: Bloquear Area De Trabalho >>>>> Download Now

    >>>>> Download Full

    Antonio Martins - Compartilhando Ideias: Bloquear Area De Trabalho >>>>> Download LINK

    >>>>> Download Now

    Antonio Martins - Compartilhando Ideias: Bloquear Area De Trabalho >>>>> Download Full

    >>>>> Download LINK 0C

    ResponderExcluir