1 de jun. de 2012

CentOS Paravirtualizado XEN

Ola Pessoal, estarei hoje compartilhando com os amantes ou com os futuros amantes da liberdade a instalação paravirtualizada do CentOS, segundo amigos também funciona no RedHat mas nunca testei. Buenas para quem não conhece o que significa Paravirtualizado resumindo seria a ideia de entregar o hardware "físico" para uma maquina virtual onde o kernel do meu hypervisor (XEN - KVM) reconhece que a maquina virtual é paravirtualizado e devido a isto consigo inserir "processador, disco etc" com a maquina virtual "online" isto mesmo online.
Abaixo link para quem deseja se aprofundar no assunto:
Paravitualizacao vs Full Virtualizacao

Pré-Requisitos

- Hypervisor Xen Instalado
- Ter uma estacão com NFS Server habilitado
- Possuir Mídia (iso) do CentOS

Mao na Massa

1 - Com os pré-requisitos já alinhados, vamos criar uma nova maquina virtual no XEN (o meu xen atual é incluído no SuSE Linux SLES 11 SP2.



2 - Selecione a plataforma no meu caso como o Xen não possui "pré-cadastrado" o CentOS utilizei um redhat mesmo (não ira afetar em nada).



3 - Indique a ISO onde esta o CentOS e o HD onde iremos instalar. Inicie a maquina...

4 - Com a maquina virtual ativa Selecione o Idioma.



5 - Insira o Lay-out de teclado



6 - Caso você selecione C-D-ROM o CentOS ira se perder pois maquina paravirtualizada não vai "enxergar" o sdb (cd-rom), pois maquina parvirtualizada é inserida o x antes do devido no caso do cd-rom xvdb...




7 - Então selecione o NFS conforme imagem abaixo.



8 - Apos selecione o diretório onde consta a iso "descompactada" do CentOS, no meu caso inseri o meu IP da rede interna e meu diretório.



9 - Em seguida sera validada pelo CentOS o diretório de NFS com a mídia inserida e o mesmo ira prosseguir com a instalação.



Era isso, grande abraço.

2 comentários:

  1. Valeu cara vc me ajudou com seu tutorial numa coisa muito simples que eu não percebi:

    Fui instalar um CentOS 6.4 num SuSE 11.2 e na hora de criar a VM, eu colocava Sistema Operacional como "Outros" e não "Red Hat", que é o correto.

    fabiosouz4@yahoo.fr

    ResponderExcluir
  2. Ola Fabio, obrigado pela visita, grande abraço.

    ResponderExcluir