20 de jan. de 2015

Unifi Forçar o Adopt Manual

Ola Pessoal, hoje estarei compartilhando com vocês um formato simples porem manual para realizar migração de suas Unifi modelo AP.
Para os leitores que não conhecem o que seria Unifi, encaminho o manual do produto para download (clique aqui). Mas em resumo faço a seguinte descrição:
=============================================================
Acabamento de alta qualidade, discreto e preparado para uso em paredes ou teto, o Unifi da Ubiquiti opera na freqüência de 2.4 GHz, compatível com os padrões 802.11 b/g/n. Perfeito para uso em ambientes internos por sua compatibilidade com os equipamentos que operem na mesma frequência. Possui led de indicação de funcionamento, sua aplicação com mais unidades podem ser realizadas por cabos ou através de seu próprio wireless, tecnologia que a ubiquiti nomeia de uplink. Cada equipamento suporta 4 uplink, permitindo sua expansão sem necessidade de passar novos cabos para instalar o UniFi.
===========================================================
Para aqueles que ja possuem o equipamento em sua rede instalado e deseja realizar ou uma migração de servidor chamado de (controller) e assim forçando a atualização nos equipamento (client's).

Cenário:

1 - Tenho um Servidor (Controller) com Ubuntu 12.04 e sistema Unifi versão 2.4.6

2 - Devido esta versão 2.4.6 do unifi apresenta diversos problemas para gerenciamento inclusive para atualização do software unifi, realizei a instalação de um novo servidor Ubuntu versão 14.10 e o software unifi versão 3.2.9

Problema:

Devido minha rede possuir dois servidores Controller unifi meus client's (AP) estão apontando (configurado) para utilizar o servidor com a versão antiga 2.4.6.
Neste caso tenho que realizar o forget do client conforme imagem abaixo.

Quando se realiza o forget automaticamente seu AP (Client) é reiniciado para as configurações de fabrica, sendo assim o mesmo ira buscar um IP automático em sua rede (caso você possua DHCP).

Situação 1 (Mesmo Range):

Caso seu Client(AP) esteja no mesmo Range de IP que seu servidor (controller) o próprio servidor unifi (neste caso o novo e o antigo) irão detectar seu AP com status pending. Você devera no servidor novo clicar em adopt conforme imagem abaixo.

Situação 2 (Range Diferente):

Caso seu Client(AP) esteja em Range de IP diferente do seu servidor (exemplo: seu servidor é com ip 172.22.8.20/24 e seu client(ap) é IP 172.22.9.50/24) mas ambos são visualizados através de um rota em seu firewall.
Neste caso você devera realizar o forget do client(ap) em seu servidor antigo. Em seguida seu AP sera reiniciado pelos padrões de fabrica e ira buscar um IP em seu DHCP, visualize o IP que seu AP negociou e realize acesso via SSH no seu AP conforme imagem abaixo.

Usuário = ubnt
Senha = ubnt

Na próxima etapa devemos executar o comando mca-cli conforme imagem abaixo.


O próximo passo é executar o comando para que o servidor novo identifique o AP de range ip diferente. comando set-inform http://IP DO SERVIDOR NOVO:8080/inform



Uma vez executado o comando acima seu novo servidor ja estará apresentando o AP para ser realizado o adopt conforme imagem abaixo.


Apos realizar o adopt do ap você deverá executar novamente o comando set-inform http://IP DO SERVIDOR NOVO:8080/inform e automaticamente o servidor ira realizar a atualização do AP em seu novo servidor.

Espero que todos aproveitem a dica acima e para quem não conhece os equipamentos da ubiquiti (unifi) recomendo analisar e testar pois alem de preço competitivo de mercado o equipamento oferece uma ótima gestão de controle dos AP. Breve estarei postando mais dicas no blog sobre unifi manager.
[]















2 comentários:

  1. Bom dia Antonio.

    Este ip de servidor, é o meu DHCP??
    OU a minha máquina com o controller?
    Dei forget em um ap sem querer, e agora não consigo voltar.

    ResponderExcluir