10 de nov. de 2010

Monitorando Espaço em Disco Windows

Olá Pessoal, quem nunca precisou de um programa que realize a monitoração de seu disco no servidor ou estação de trabalho?? Muitas vezes quando não é realizada esta monitoração com frequência acabamos nos deparando com o sistema operacional (windows) travado ou lento. Então estarei repassando a baixo um programa ideal para monitoração desses servidores e o mais importante FREE possui uma licença GPL. 1 - Devemos realizar o download do aplicativo neste site http://ppdjs.brothersoft.com/d.php?soft_id=304461&url=http%3A%2F%2Fusfiles.brothersoft.com%2Futilities%2Fdisk_management%2FmeerkatSetup.zip

2 - Ter instalado o Net Frameworks 3.5 (de preferencias com os SP atualizados) 3 - Em seguida devemos realizar a instalação do mesmo no servidor ou estação que desejamos monitorar o espaço em disco(next - next - next - finish) 4 - Após realizamos um duplo clique no ícone gerado na área de trabalho ou iniciar - programas - meerkat settings (iremos realizar a configuração) 5 - Repare que a primeira imagem a ser apresentada é com as unidades de suas estação de trabalho e também dos compartilhamentos montados (caso exista), na mesma janela você apenas seleciona quais unidades ou compartilhamentos deseja que o aplicativo monitore e abaixo (Alert free space is lower than) escolhe com quanto de espaço deseja que o software envie um alerta por email.

5 - O próximo passo será necessário você configurar o email no qual ele deve informar (recomendo em empresas que possuem servidor de email interno, criarem grupos de email para diversas pessoas do departamento de TI receberem o alerta), mas caso você não possuir servidor de email interno cadastre quantos email's deseja na lista conforme imagem abaixo. 6 - E por fim pessoal, devemos realizar os último cadastro: - Alerts are sent from this email address (informar um email para o sistema utilizar para enviar os alertas) - This computer is called (Nome do servidor ou estação que ao realizar o envio ele informa tambem qual o nome do host ou maquina que o espaço em disco esta critico) - SMTP server (servidor de envio de email - Se você possuem email's externos como gmail, hotmail etc... consultar qual é o endereço do servidor de envio... Idem ao Outlook) - Port (Numero da porta do servidor - geralmente 25) - Username (Usuário para autenticação no servidor de saída) - Password (Senha) - Email Delay (Tempo que o aplicativo ira enviar email ate que o problema seja solucionado)

3 comentários:

  1. Instalei e testei no Windows Server 2008 e no Windows 7 mas não funcionou, alterei a config de várias formas mesmo assim nada. Tem o manual de uso, alguma dica ou sugestões?

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, mas infelizmente o instalador encheu o pc de spyware. Tive que realizar uma varredura completa, mas o aplicativo ajuda.

    ResponderExcluir