29 de abr. de 2011

Instalação Interface Grafica Ubuntu 9.10 e 10.04

Ola Pessoal,
Estarei repassando uma dica abaixo para realizarmos a instalação da irterface gráfica do ubuntu server 9.10 e 10.04.
Primeiramente apos a instalação devemos certificar de que estamos em uma rede com internet (realizar um ping para o google e receber resposta) em seguida devemos configurar o apt-get conforme sua estrutura de rede conforme abaixo.

Existem três métodos para usar o apt-get através de proxy.

Método 1.

Este é um método temporário que você pode usar manualmente cada vez que precisar usar o apt-get através de um proxy. Use este método para situações temporárias.

Digite esta linha em um terminal imediatamente antes de usar o apt-get (substitua servidor_proxy e porta_proxy pelos dados reais).

export http_proxy=http://servidor_proxy:porta_proxy

Método 2.

Este método usa o arquivo apt.conf, encontrado no diretório /etc/apt. Use-o se você quer que somente o apt-get (e não outras aplicações) use um proxy HTTP permanentemente.

Nota: Em algumas instalações pode ser que não exista ainda do arquivo apt.conf. Se for este o caso, você deve cria-lo.

sudo gedit /etc/apt/apt.conf

Adicione esta linha ao seu arquivo apt.conf, substituindo obviamente o servidor_proxy e porta_proxy pelos dados necessários:

Acquire::http::Proxy "http://servidor_proxy:porta_proxy";

DICA: Caso o servidor proxy necessite de autenticação, substitua a linha do exemplo acima pela abaixo demonstrada, trocando obviamente o usuário e senha, além do servidor_proxy e porta_proxy pelos dados reais necessários.

Acquire::http::Proxy "http://usuario:senha@servidor_proxy:porta_proxy";

Salve o arquivo. Para maiores detalhes sobre as configurações do apt.conf consulte seu manual com o comando abaixo.

man apt.conf

Método 3.

Este método adiciona duas linhas no seu arquivo .bashrc, no seu diretório $HOME. Ele é útil se você quer que o apt-get e outras aplicações (por exemplo: wget) usem um proxy http.

gedit ~/.bashrc

adicione estas linhas no final do seu arquivo .bashrc (substitua servidor_proxy e porta_proxy pelos dados reais):

http_proxy=http://servidor_proxy:porta_proxy
export http_proxy
Salve o arquivo. Feche o terminal e siga com o procedimento abaixo. ##################################################################### Obs.: Os comandos abaixo foram testados no Ubuntu 9.10 (Karmic) e 10.04 (Lucid). Digite na linha de comando: sudo apt-get -y install xorg gnome-core gdm x11-xserver-utils gnome-utils Aguarde até que todos os pacotes sejam baixados e instalados. Após a instalação, digite startx ou reinicie sua estação, para que a interface gráfica seja iniciada. ################################################################### Principais Fontes: http://wiki.ubuntu-br.org/AptGet e http://www.alissonsouza.com.br/index.php/2010/06/06/instalando-interface-grafica-no-ubuntu-server/

Nenhum comentário:

Postar um comentário