10 de mai. de 2011

Envio email linux pelo gmail (sendmail + ssmtp)

Ola Pessoal, Esta idéia estarei compartilhando com todos com muito orgulho, confesso que foi um dos problemas mais complicados e pensativos que já me dediquei e é claro com vitoria... rsrsrs. -Visão- Digamos que você queira realizar a monitorações de algum servidor de sua residência ou ate mesmo de algum cliente que não possua servidor de email interno. Sendo assim devemos autenticar em algum servidor externo para realizar o envio das logs para seu email.

Pois bem, este procedimento foi realizado no SuSE SLES 10 SP3.

1 - Devemos primeiramente realizar a criação de um email no gmail, caso já tenha este email criado então pule este processo.

2 - Acessar a pagina do Opensuse.org e pesquisar por pacote com o nome ssmtp ou acesse o link http://software.opensuse.org/search?q=ssmtp&baseproject=SUSE%3ASLE-10%3ASDK&lang=pt_BR&include_home=true&exclude_debug=true e escolha a distribuição (32 - 64).

3 - Apos o download do arquivo .rpm devemos executar o mesmo na maquina que desejamos que realize o envio de email comando (rpm -Uvh nome_do_pacote.rpm)

4 - Em seguida devemos acessar o diretório do ssmtp comando (cd /etc/ssmtp) realizar o backup do arquivo de configuração comando (cp ssmtp.conf ssmtp.conf.orig)

5 - Edite o arquivo comando (vi ssmtp.conf) e deixe o mesmo com as linhas abaixo sem o # as demais configurações pode deixar com o #. Caso seu arquivo nao possua alguma linha abaixo pode copiar deste tópico e inserir na linha sem problemas.

root=seu_email_@gmail.com

mailhub=smtp.gmail.com:587

AuthUser=seu_email_@gmail.com

AuthPass=sua_senha

UseSTARTTLS=YES

6 - Em seguida devemos acessar o caminho sbin comando (cd /usr/sbin) e realizar um backup do arquivo sendmail comando (cp sendmail sendmail.bkp).

7 - No proximo passo devemos excluir o sendmail comando (rm sendmail) e criar um link simbolico comando (ln -s /etc/alternatives/mta /usr/sbin/sendmail)

8 - Com isto podemos utilizar o mail ou mailx normalmente em qualquer script, abaixo um exemplo de teste...

echo "Testando GMAIL" | mail -s "Assunto do email" email_destinatario@gmail.com

Espero que ajude, abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário