18 de out. de 2011

Instalação 3G Nokia CS-11 Linux

Modem USB Nokia CS-11 - Como instalar no Linux Ubuntu

nokia cs-11 apresentação instalação linux ubuntu

Visão Geral do Modem Nokia CS-11 no Linux Ubuntu

Acesse a Internet em qualquer lugar com o Modem Nokia CS-11 e conecte-se instantaneamente a uma rede móvel 3G de alta velocidade.

Sua chave para o acesso instantâneo à Internet. Por que depender de pontos de acesso ou conexões não confiáveis? O Modem Nokia CS-11 é uma maneira rápida e conveniente de acessar a Internet em qualquer lugar.

Conecte e navegue Basta encaixar este modem de banda larga na porta USB do seu computador e conectar-se instantaneamente a uma rede móvel 3G de alta velocidade. Com a velocidade de download de até 7,2 Mbps e de upload de até 5,7 Mbps, você poderá acessar e compartilhar arquivos rapidamente em qualquer lugar.

Acesse conteúdo variado Troque e-mails e faça download ou upload de fotos, vídeos e outros conteúdos com rapidez e segurança utilizando uma conexão sem fio.

Acesso instantâneo, configuração fácil Instalação "plug and play" significa que é fácil de instalar e de usar, sem CD de software. Você conecta e a instalação é feita em apenas alguns segundos. Nenhum CD de software é necessário.

Compatibilidade Este modem fácil de usar é compatível com vários sistemas operacionais: Windows XP (SP3 ou SP2 com Hotfix KBKB943198), apenas 32 bits, Windows Vista (SP1) 32/64 bits, Windows 7 32/64 bits, Mac OS X 10.4, 10.5 e 10.6 e Linux.

Características do Modem Nokia CS-11

nokia cs-11 características

Dimensões * 81,2(a) x 24,9(l) x 11,8(p) mm com tampa Peso * 30 g Conectores * conector USB Temperatura operacional * -15 ℃ a + 35 ℃ Cores disponíveis * Detalhes em cinza e azul * Corpo azul-claro.

Memória Interna *128 MB

nokia cs-11 características

Idiomas suportados * Inglês * Holandês * Francês * Alemão * Italiano * Espanhol * Português * Grego * Finlandês * Sueco * Norueguês * Dinamarquês * Polonês * Romeno * Turco * Húngaro * Tcheco * Russo Compatibilidade Compatível com Windows XP (SP3 ou SP2 com Hotfix KBKB943198, apenas 32 bits), Windows Vista (SP1) 32/64 bits, Windows 7 32/64 bits, Mac OS X 10.4, 10.5 e 10.6 e Linux.

Requisitos Mínimos de Sistema Compatível com computadores com USB 1.1 ou superior, disco rígido de 350 MB, memória de 512 MB e 500 MHz. Serviços * Agenda * SMS

Frequência Operacional / Velocidade * GPRS classe 5 (850/900 MHz), classe 2 (1800/1900MHz) * EDGE classe E2 * WCDMA classe 4

3G Triband: (850/1900/2100 Mhz) -HSDPA: Velocidade do download: Velocidade de upload até 3.6 Mb/s até 384 kb/s -UMTS: Velocidade do download: Velocidade de upload até 384 kb/s até 384 kb/s GSM Quadriband: (850/900/1800/1900 Mhz) -EDGE: Velocidade do download: Velocidade de upload até 247.4 kb/s até 123.7 kb/s -GPRS: Velocidade do download: Velocidade de upload até 85.6 kb/s até 42.8 kb/s

Conectividade * Velocidade de download de 7,2 Mbps e de upload de 5,7 Mbps

O que vem na caixa do produto * Modem Nokia CS-11 * Cabo de extensão USB (a disponibilidade pode variar conforme a região) * Guia de Início Rápido

Conteúdo do pacote * Modem Nokia CS-11; * Cabo de extensão USB (a disponibilidade pode variar conforme a região); * Guia de Início Rápido

Luz Indicadora

Vermelha O dispositivo não pode se registrar em uma rede celular porque o cartão SIM não é válido ou está inserido incorretamente, ou porque não consegue encontrar uma rede om suporte em sua localização. Vermelha piscando O dispositivo não está registrado em uma rede celular porque você não inseriu o código PIN, se a solicitação do código PIN estiver habilitada no aplicativo Nokia Internet Modem.

Verde O dispositivo está registrado em uma rede GSM e está transferindo dados. Verde piscando Se a luz verde piscar, o dispositivo estará registrado em uma rede GSM, mas a conexão de dados não está ativa. Luz azul O dispositivo está registrado em uma rede 3G e está transferindo dados.

Luz azul piscando O dispositivo está registrado em uma rede 3G, mas a conexão de dados não está ativa.

Instalando o modem 3G Nokia CS-11

Conectando e Configurando o Nokia CS-11 no Linux Ubuntu

1. Após executar os passos acima (instalação do SIM / USIM) conecte o Nokia CS-11 em uma porta USB livre.

Obs.: Para conectar o dispositivo a um computador compatível usando o cabo de conectividade Nokia CA-175D, conecte o cabo ao conector USB e à porta USB no computador.

2. No Ubuntu, clique duas vezes na unidade de CD e no ícone nokiaInternetmodem.deb. Selecione Instalar pacote. 3. Escolha o idioma desejado na lista e selecione OK. 4. Siga as instruções exibidas. Leia atentamente o contrato de licença de usuário final e aceite-o. O aplicativo e as unidades necessárias são instalados em seu computador. A instalação pode levar alguns minutos.

5. Com base no seu cartão SIM, o dispositivo tenta definir automaticamente as configurações da rede celular da operadora. 6. Quando solicitado, digite o código do número de identificação pessoal, PIN (Personal Identification Number) de seu cartão SIM. O código PIN ajuda a proteger seu cartão SIM contra uso não autorizado e é geralmente fornecido com o cartão. 7. Quando a exibição principal do aplicativo Nokia Internet Modem for exibida, seu dispositivo e o programa Nokia Internet Modem estarão instalados e prontos para funcionar.

Conectando-se a Internet com seu Nokia CS-11

Para obter informações sobre a disponibilidade de serviços de dados, preços e tarifas, entre em contato com a operadora. 1. Conecte o Nokia CS-11 na entrada USB. 2. Selecione Aplicativos > Internet > Nokia Internet Modem. 3. Se solicitado, digite o código PIN de seu cartão SIM. 4. Verifique a luz indicadora de rede para confirmar se a conexão de rede está disponível. 5. Para se conectar à internet, selecione Conexão de Internet >. Comece a usar a conexão com seu navegador preferido. Durante a transferência de dados, a janela Conexão de internet mostra a taxa de transmissão dos dados enviados (Taxa de envio) e recebidos (Taxa de recebimento), a duração da seção atual e a quantidade total de dados enviados e recebidos durante a seção (Volume). Obs.: Se o computador entrar em modo de espera ou hibernação, a transferência de dados poderá ser interrompida. Usar o dispositivo para transferência de dados aumenta a necessidade de energia da bateria do computador e reduz a vida útil da bateria.

Instalação Manual do Nokia CS-11 no Linux

Caso a instalação não funcione há formas de se fazê-la manualmente: 1. Baixe o arquivo "linux_2.10.zip" com os pacotes de instalação do drive para Linux do CS10 do site da Nokia Europa: Link Nokia Link Internet Banda Larga 3G 2. Descopacte o arquivo, serão criados diversos, mas o que nos interessa é o arquivo "nokia-zerocd_0.2-10_all.deb" 3. Não tente instalar o arquivo "nokia-zerocd_0.2-10_all.deb" usando o instalador de pacotes gdebi, (se você não souber o que é este aviso, apenas não dê um clique duplo sobre o arquivo) ele irá corromper o seu gerenciador de pacotes Synaptic. Ao invés disso abra-o com o gerenciador de pacotes (clique com o botão direito sobre o arquivo e selecione a 2ª opção de cima para baixo: abrir com o Gerenciador de Pacotes) 4. Crie uma pasta com um nome qualquer e extraia o arquivo para ela. Serão criados 4 arquivos: a) DEBIAN b) etc c) lib d) usr 5. Entre na pasta "DEBIAN" e edite o arquivo "postint", na 2ª linha troque o texto "udevadm control reload_rules" por:

udevadm control --reload-rules

Salve e feche o arquivo. Ainda na pasta "DEBIAN", edite o arquivo "postrm", na 2ª linha troque o texto "udevadm control reload_rules" por

udevadm control --reload-rules

Salve e feche o arquivo. Esta é a causa do arquivo "nokia-zerocd_0.2-10_all.deb" estar corrompido, o comando estava incorreto e o sistema não o entendia; 6. Volte a pasta criada anteriormente onde se encontra as pastas DEBIAN, etc, lib e usr, entre na pasta "etc" e dentro dela na pasta "udev", e na seguinte "rules.d", dentro desta ultima você encontrará o arquivo "25-nokia-zerocd.rules" abra-o, apague seu conteúdo por completo e coloque no lugar estas informações:

BUS=="usb", SUBSYSTEM=="block", SYSFS{idVendor}=="0421", SYSFS{idProduct}=="061d", ACTION=="add", PROGRAM=="/usr/bin/eject %N", OPTIONS+="last_rule"

Feche tudo. 7. Vamos agora recompilar o pacote "nokia-zerocd_0.2-10_all.deb". Certifique-se que você tem na pasta "nokia-zerocd_0.2-10_all" as seguintes pastas: a) "DEBIAN" b) "etc" c) "lib" e d) "usr". Abra o Terminal (menu "Aplicativos" => "Acessórios" => "Terminal"). Vá para o diretório onde está a pasta "nokia-zerocd_0.2-10_all", por exemplo: $cd /home/usuario/Documentos 8. Dê o seguinte comando:

sudo dpkg-deb -b nokia-zerocd_0.2-10_all nokia-zerocd_0.2-10_all.deb

9. Você acaba de recompilar o pacote "nokia-zerocd" sem erros. Agora é só instalá-lo, clique no arquivo "nokia-zerocd_0.2-10_all.deb" que você recompilou com o botão direito do mouse e selecione a opção "Abrir com instalador de pacotes GDebi" ou então através do Terminal, ainda dentro da pasta onde foi compilado o arquivo digite:

sudo dpkg -i nokia-zerocd_0.2-10_all.deb

Certifique-se de estar dentro do diretório onde você criou o seu pacote "nokia-zerocd_0.2-10_all.deb" 10. Conecte seu dispositivo Nokia CS-11 a uma porta USB do seu computador que ele será automaticamente reconhecido. 11. Pronto! Você acabou de instalar o drive para o dispositivo Nokia CS-11. Vá agora no Gerenciador de Rede e configure a sua conexão.

Fonte: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=81340.0

Configurando a conexão do Nokia CS-11 manualmente no Linux Ubuntu

A configuraçao poderá ser feita de 2 maneiras:

A) Via Gerenciador de Rede 1. Clique com o botão direito sobre o ícone do "Gerenciador de Rede" na barra superior do Ubuntu. 2. Selecione a opção "Editar conexões". 3. Selecione a aba "Banda larga móvel" e clique no botão "Adicionar" e configure sua conexão de acordo com o seu provedor. Configuração para o provedor Claro: • APN Estático : bandalarga.claro.com.br • Numero de acesso: *99***1# • Nome de usuário: claro • Senha: claro • Autenticação: CHAP B) Via WVDial o wvdial, é um discador de modo texto, onde você pode simplesmente colocar as configurações de discagem dentro de um arquivo de texto e chamá-lo sempre que quiser ativar a conexão. Para instalá-lo execute o Terminal e digite um dos comandos abaixo:

sudo apt-get install wvdial

sudo urpmi wvdial

2. Após finalizada a instalação edite o arquivo "/etc/wvdial.conf"

[Dialer 3g] Modem = /dev/ttyUSB0 Baud = 921600 DialCommand = ATDT Check Def Route = on FlowControl = Hardware(CRTSCTS) Username = claro Password = claro Phone = *99***1# Stupid mode = 1 Auto Reconnect = on Auto DNS = on Init1 = ATZ Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","bandalarga.claro.com.br" ISDN = 0 Modem Type = Analog Modem

Nota: Em casos de problemas com a discagem, você pode experimentar remover a linha "Init3", que causa problemas em alguns modems. Ela não é realmente necessária na maioria dos casos, pois PC obtém a APN ao estabelecer a conexão.

3. Salve o arquivo e tente discar usando o wvdial. No Terminal digite:

wvdial 3g

4. Sua conexão estará configurada.

Usando o Nokia Internet Modem no Linux Ubuntu com o Nokia CS-11 Com o aplicativo Nokia Internet Modem, é possível acessar diferentes serviços da internet e definir configurações para sua conexão com a internet quando o Nokia Internet Stick estiver conectado ao seu computador. O aplicativo é instalado no computador quando você usa o Nokia Internet Stick pela primeira vez. 1. Conecte o modem Nokia CS11 ao computador e aguarde que o software Nokia Internet Modem carregue. Caso não abra automaticamente, selecione o aplicativo no Finder.

Tela principal A tela principal mostra o nome do provedor de serviço que você está usando, o tipo de rede de celular (como 3.5G) e a intensidade atual do sinal da operadora em sua localização (quanto mais pontos verdes forem exibidos, melhor será o sinal). A exibição também poderá conter ícones de diferentes sites. A exibição principal contém os seguintes recursos: • Para retornar à exibição principal a partir de outras exibições, selecione nokia cs-11 instalação linux ubuntu. • Para se conectar à internet usando o perfil de conexão atual, selecione Conexão à Internet >nokia cs-11 instalação linux ubuntu . Quando a conexão estiver ativa, nokia cs-11 instalação linux ubuntu será exibido na parte superior. Para encerrar a conexão, selecione nokia cs-11 instalação linux ubuntu.

• Para gerenciar contatos armazenados em seu cartão SIM, selecione nokia cs-11 instalação linux ubuntu. • Para enviar e exibir mensagens de texto, selecione nokia cs-11 instalação linux ubuntu. • Para atualizar o software (firmware do dispositivo e o aplicativo Nokia Internet Modem) on-line, selecione nokia cs-11 instalação linux ubuntu. Obs.: O download de atualizações de software pode envolver transmissão de grandes quantidades de dados através da rede da sua operadora. Entre em contato com a operadora para obter informações sobre os custos da transmissão de dados. • Para definir as configurações, selecione nokia cs-11 instalação linux ubuntu. Para retornar à exibição anterior, selecione Voltar. • Para abrir o manual, selecione o ponto de interrogação ( Ajuda ). O manual será exibido no aplicativo leitor de PDF instalado no seu computador. • Para minimizar o aplicativo sem encerrar a conexão ativa, selecione nokia cs-11 instalação linux ubuntu. Para restaurar a janela do aplicativo, selecione o ícone do aplicativo minimizado. • Para sair do aplicativo Nokia Internet Modem, selecione X. Isso também encerrará a conexão com a Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário